Update #2 ·

Contra a descontinuação do NUPA

Caros apoiadores do movimento #FicaNUPA,
No início de 2013 nossas atividades foram paralisadas e desde então os alunos e artistas solidários estão lutando pela volta do NUPA. Completamos o primeiro ano nessa tentativa de diálogo com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (SMC).

Durante o ano que passou foi feito um abaixo-assinado eletrônico noCauses, com quase 5 mil assinaturas, e um outro, em papel, com mais 360 nomes. Foi criada uma fan page no Facebook, atualmente próxima dos 800 seguidores. Os filmes do NUPA foram exibidos na TV Cultura, como interprogramas e no Anima Mundi. “Paulicéia Canta, Ty-Etê!” foi o escolhido como melhor filme pelo público no Festival UpTo3’ (Toronto, Canadá) e como Staff Pick no Vimeo (New York, EUA), com ampla visualização, assim como os outros filmes Paulicéia, que juntos somam mais de 100 mil acessos. Muita coisa aconteceu durante o ano. Tudo isso foi possível por conta da persistência e iniciativa dos alunos que acreditam no projeto.

Graças à pressão de todos nós, o cineasta Céu D´Ellia, idealizador do NUPA, foi finalmente convidado para uma reunião com o atual Secretário de Cultura da Cidade de São Paulo, Juca Ferreira. A reunião aconteceu na véspera do dia Primeiro de Maio, mas não trouxe avanços.

Não desistimos e continuamos a pedir apoio e divulgar nosso movimento. Após algumas reuniões serem agendadas e desmarcadas pela própria SMC, conseguimos finalmente entregar nossa petição com todas as assinaturas no dia 18 de Outubro de 2013. 

A partir daí foram realizadas mais duas reuniões com a SMC a fim de discutir a volta do NUPA. Alfredo Manevy, Secretário-Adjunto nos recebeu, e em dezembro Céu D'Ellia reuniu-se com Renato Nery, Coordenador de Cinema da SMC para discutir finalmente a possibilidade de reativação do núcleo. Graças ao #FicaNUPA o diálogo foi estabelecido e o destino do NUPA será em breve decidido: Céu irá comunicar o desenrolar do caso em seu blog: http://iludente.blogspot.com.br/

Gostaríamos de agradecer a todos que acompanharam e nos apoiaram: estudantes, artistas profissionais e amadores, professores e simpatizantes, enfim, cidadãos. Todas as assinaturas foram importantes, foi o que chamou a atenção da imprensa e da própria Secretaria.

Um agradecimento especial ao jornalista Sérgio Rizzo:

http://censuralivre.blogfolha.uol.com.br/2013/08/14/todo-apoio-ao-Nupa/

http://censuralivre.blogfolha.uol.com.br/2013/10/18/alo-secretario-juca-fica-Nupa/

E ao ilustrador Orlando Pedroso.

http://blogdoorlando.blogosfera.uol.com.br/2013/03/13/peticao-pede-continuidade-do-Nupa-nucleo-de-animacao/

E também agradecemos aos blogs Mondovazio, The Cab, Anima Mundi, Vá de Bike, Pixel Coffee e às centenas de artistas de animação, quadrinhos, cartum, dança, ilustração, artes plásticas, fotografia, design, música, cinema e artes cênicas, pelo apoio e divulgação.

Por ora, é isso. Vamos continuar as negociações com a Secretaria e possivelmente este ano teremos mais NUPA por aí.

Obrigado a todos! Atenciosamente, Alex Cói, Ana de Mauro, Anderson Alves, André Placitte, Argeu Gomes, Domicio Melo, Éder Gil, Edson Yassuo, Eduardo Ramuski, Emerson Pereira, Eric Lovric, Érica Jaqueline, Fábio Plumari, Felipe William Dias, Flávio Castello, Gil Caserta, Hermínio Pedro, Ignez de Castro, Joyce Matias, Julia Bax, Klayton Luz, Leandro Tadeu, Leon Silva, Ligia Borba, Maíra Chichurra, Marcelo Ortolani, Michael Santos, Raff Ribeiro, Rodrigo Lima, Roney Freitas, Sérgio Assis, Thiago Gomes, Thiago Soares, Tuco Santos, Victor Souza.

to comment