Back to Campanha para um Brasil com salários mais justos

As reações contra a petição e porque elas não condizem...

Caro amigo(a),

Na sequência do lançamento da petição que pede a extinção dos privilégios abusivos dos juízes brasileiros, recebi algumas mensagens pedindo-me que repensasse ou até mesmo corrigisse a mensagem transmitida pela nossa petição.

Uma juíza federal, por exemplo, me enviou o link deste artigo (http://goo.gl/BKMAn) e falou que "passando informação incorreta e não verdadeira, [eu] não ajudo em nada o país." Pediu-me também para "me informar melhor antes de iniciar uma campanha." Por fim, disse que "o subsidio do juiz no Brasil não é e nunca foi superior ao europeu ou dos EUA."

A juíza, no entanto, parece não ter lido adequadamente os fatos descritos pela nossa petição, e muito menos os artigos lá citados. O professor Túlio Vianna, em seu artigo para o Estado de S.Paulo "Julgando de barriga cheia" (11/11/2012), deixa por exemplo bem claro que "os juízes brasileiros estão entre os mais bem pagos do mundo."

O jornalista e chefe de escritório do New York Times no Brasil, Simon Romero, em seu artigo "Brazil, Where a Judge Made $361,500 in a Month, Fumes Over Pay"(10/02/2013), faz também menção aos abusos dos servidores dos tribunais brasileiros e compara alguns desses com os de seus homólogos nos Estados Unidos (Leia a versão em português do artigo aqui: http://goo.gl/oHNQu).

Por fim, vale lembrar que a nossa petição repudia especialmente (1) as viagens a lazer dos juízes, pagas pelo estado; (2) o auxílio-alimentação pago aos mesmos; (3) o período de férias de 60 dias; e (4) a licença remunerada para fazer cursos no exterior. Por isso, em nosso próximo boletim, compararei alguns destes privilégios providos aos juízes brasileiros com alguns de seus homólogos na Europa, América do Norte e América do Sul.

Quero deixar bem claro que estes auxílios abusivos são o que são – privilégios do poder judiciário brasileiro – e que não são comuns ou frequentes na maior parte dos países democráticos!

-----------

Esta campanha sempre se opôs aos aumentos salariais, despesas, e auxílios abusivos que não condizem com a realidade do nosso país, e continuará, da mesma maneira, representando a voz do povo em tais assuntos. Agora é a sua vez de mostrar que você também se opõe a estes abusos!

Então assine agora nossa petição e compartilhe-a em toda sua rede social para mostrarmos, de uma vez por todas, o posicionamento da população brasileira com relação a esses auxílios abusivos:

http://links.causes.com/s/clK1S0?r=Z6Rf

Grato pela perseverança de todos,

Vinicius

36 comments

to comment