Back to Contra o fechamento do Cine Belas Artes!

O Belas Artes vai voltar! Fruto de mobilização cidadã, o cinema reabre no dia 19!

S8

Programada para o próximo sábado, dia 19 de julho, às 16h, a reabertura do Cine Caixa Belas Artes sacramentará a vitória de uma mobilização cidadã protagonizada pelo Movimento Cine Belas Artes (MBA), que levou ao reconhecimento desse tradicional cinema da Rua da Consolação, 2.423, como patrimônio de São Paulo e do Brasil.

Fonte: http://goo.gl/CNoKAG

Criado em janeiro de 2011 após o anúncio do fechamento, o MBA é composto por frequentadores e cidadãos que acreditam na valorização dos cinemas de rua e na proteção de espaços culturais como fundamentais para a construção de uma São Paulo mais acessível e humana.

Ao longo desses mais de três anos, o MBA promoveu inúmeras atividades públicas e negociações com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e das três esferas do governo (municipal, estadual e federal), com destaque para a liminar concedida pela Justiça em dezembro de 2011, que reabriu os processos de tombamento, impedindo que o prédio fosse demolido ou transformado em shopping center ou loja de departamentos.

No início de 2013, o MBA conseguiu sensibilizar o então recém-empossado Secretário Municipal da Cultura, Juca Ferreira, a assumir a mediação de difíceis negociações visando à retomada das atividades do Belas Artes. Na falta de dinheiro para comprar o edifício, estimado em R$ 10 milhões, a prefeitura costurou o apoio da Caixa, que financiará R$ 1,8 milhão ao ano, suficiente para cobrir o aluguel.

Acreditamos que apenas esforços conjugados entre a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada poderão fortalecer um modelo inovador de preservação de espaços relevantes para a população. Nesse modelo, a comunidade passa a cuidar de seus patrimônios culturais respaldada por políticas públicas e investimentos públicos e privados.

Para entrar no negócio, a Caixa condicionou a liberação dos recursos a contrapartidas estabelecidas no acordo de cogestão entre o gestor privado e a Secretaria Municipal de Cultura para baratear os ingressos, ocupar o período matutino com atividades para escolas (proposta do MBA) e reservar o uso de uma sala para a SPCine, com exibição de filmes nacionais, e mostras da Caixa Cultural.

O MBA também propôs a criação do Conselho de Amigos do Cine Belas Artes, que foi incluído no acordo e será fundamental para que o cinema se consolide como patrimônio da cidade e preserve seus valores fundadores.

Em um contexto de ampla hegemonia do mercado imobiliário no desenvolvimento urbano do país, a reabertura do Cine Caixa Belas Artes dará nova vida às calçadas da Consolação e novo fôlego às lutas por mais cultura, cidadania e sustentabilidade nas cidades brasileiras.

Novo site no ar

O MBA lança seu site oficial, no qual é possível ler artigos e notícias sobre a luta pela retomada do cinema, acessar documentos e entender cronologicamente a história do Movimento e suas conquistas. O site está totalmente aberto a comentários e sugestões para a continuidade da mobilização cidadã.

Link: http://goo.gl/RU9qLp
Contato: [email protected]

Agende-se!
Reabertura do Cine Caixa Belas Artes
Solenidade aberta ao público
Dia 19 de julho, sábado, às 16h
Na Rua da Consolação, 2.423, em frente ao cinema

13 comments

to comment