Back to Contra o fechamento do Cine Belas Artes!

Diálogo sobre Corredores Culturais na segunda (17/03)!

T1

Diálogo sobre Corredores Culturais

Segunda, 17 de março das 18:30 às 21:30

Câmara Municipal de São Paulo

Auditório Prestes Maia, 1º andar

Movimento Cine Belas Artes promove diálogo sobre corredores culturais

O Movimento Cine Belas Artes (MBA), em parceria com os gabinetes dos vereadores Ricardo Young e Nabil Bonduki, convida cidadãos e grupos culturais para discutir a proposta de criação do Corredor Cultural Consolação-Paulista no Plano Diretor Estratégico como instrumento de proteção e fomento a atividades culturais, economia criativa e negócios sustentáveis em São Paulo.

Consideramos que a sobrevivência a longo prazo do Cine Belas Artes e de outros espaços culturais na região cruzada pela avenida Paulista e rua da Consolação, e no centro expandido como um todo, depende de incentivos econômicos e políticas públicas que preservem e fomentem atividades hoje ameaçadas pela valorização imobiliária astronômica ocorrida na cidade de São Paulo nos últimos cinco a dez anos.

A proposição do MBA será acolhida no substitutivo do Plano Diretor Estratégico (PDE) por seu relator, o professor da FAU/USP e vereador Nabil Bonduki. Contudo, a inclusão da ideia no substitutivo não signicará que ela será mantida nas duas votações do projeto previstas para as próximas semanas. Portanto, estamos juntando forças com outros movimentos e cidadãos para aprimorar o mecanismo e assegurar sua aprovação nas duas votações do PDE. Esperamos, também, que o Corredor Cultural Consolação-Paulista inspire a criação de corredores em outras regiões da cidade e quiçá Brasil afora.

Não se trata de instrumento meramente preservacionista. Também queremos preservar o patrimônio cultural, histórico e ambiental, porém, no bojo de uma estratégia de desenvolvimento econômico sustentável do centro expandido de São Paulo com incentivos fiscais, mecanismos de uso e ocupação do solo e políticas públicas integradas voltados prioritariamente aos empreendimentos culturais, à economia criativa, aos negócios sustentáveis e à valorização dos espaços públicos e da mobilidade urbana sustentável.

Segue, na foto, o flyer do evento. Não deixe de acessar os seguintes links:
1) Texto que servirá como subsídio para a discussão de segunda:
https://drive.google.com/file/d/0B77kQTUXzv6sTTVkOC1kZlFaTmJLblNocGdIVWFObTFETzZZ/edit?usp=sharing
2) Matérias recentes sobre os corredores (publicadas nos dias 8/2 e 10/3) e os teatros ameaçados pelo boom imobiliário (20/2):
https://drive.google.com/file/d/0B77kQTUXzv6sUENSd0E2ekVPbTNjSmotR3BHQ3NmVmFoN21N/edit?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B77kQTUXzv6sTTNlazZYYm52LXBNUUI1SF92bk5fSXhrZ0Zr/edit?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B77kQTUXzv6sN0VfLTVXUFhrU2dRTFVFbFAyTGxrOXlweUVj/edit?usp=sharing

Críticas, comentários e sugestões são bem-vindos ao vivo durante o evento!

3 comments

to comment