Back to APAMCM | Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama | Causes

POSFÁCIO de Mafalda Pinto Coelho e FOTOS do lançamento do livro CANCRO COM HUMOR

POSFÁCIO de Mafalda Pinto-Coelho | Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama

Marine Antunes tem 22 anos de idade, teve um linfoma aos treze e é uma força da natureza, repleta de uma alegria contagiante. Como ex-doente, mulher e comediante criou o Projecto "Cancro com Humor".
Licenciou-se em Comunicação Social, trabalhou como comediante, guionista e produtora, tirou o Curso de Stand-Up Comedy, actuou em bares, empresas e programas de TV.
Não é uma escritora no sentido convencional do termo – alguém que se dedica à escrita – mas sim uma sábia alma num corpo de menina que, a dada altura, sentiu necessidade de partilhar com o mundo uma genial ferramenta que encontrou dentro de si – o Humor – que a ajudou a lidar com a dor, a frustração e o medo de morrer.
Assim, é na partilha da sua crença de que a vida se leva a rir e na forma de encarar a experiência do que é “ter cancro” que colabora, decisivamente, na abertura de janelas de luz nos muitos edifícios de escuridão que giram à nossa volta.
Este livro é fascinante pela frescura que imprime e pela sabedoria envolta num traje naïf, na medida em que nos ensina que mais vale rirmo-nos do nosso destino e aceitá-lo, do que revoltarmo-nos contra aquilo que jamais poderemos controlar.
Para Marine “o doente é um herói e a doença o inimigo”. Mas é este mesmo inimigo que nos ensina que a morte é parte integrante da vida, que todos morremos um dia, da mesma forma que nascemos. Que viver não passa duma misteriosa viagem, mais curta e dolorosa para alguns, duma experiência imperdível e marcante para todo e qualquer ser humano.
Através das várias crónicas humorísticas deste livro, compreendemos que a doença traz consigo sentimentos de limitação, inadequação, revolta, medo e perda de auto-estima. Apenas, quando derradeiramente o sofrimento é aceite como uma emoção comum na vida de todos nós enquanto vivos, se torna possível rirmo-nos da tristeza, transmutando esse sentir. No acto de sorrir há esperança, vida, sonho, alimento para o nosso imaginário tão real quanto a vida real.
No futuro, Marine gostaria de, “numa segunda fase, através da oralidade, interagir directamente com os doentes, criando, dessa forma, uma corrente de positividade e humor porque acredita na mais-valia das palavras e no poder das mesmas”. Com efeito, esta sua pretensão irá em breve tornar-se realidade. Em Setembro de 2013, para além do extraordinário trabalho que tem feito no seu blog http://cancrocomhumor.wordpress.com/, inicia, como líder do Movimento Careca Power – grupo de entreajuda não terapêutico –, um voluntariado na Associação dirigido aos associados com patologia mamária.
Em nome de todos os associados, um bem-haja pela partilha de vivência que vai viabilizar e pela ajuda pecuniária que este livro proporcionará à Associação. Essa ajuda irá co-financiar a concretização de dois projectos nas áreas da prevenção e da reabilitação do cancro da mama; abertura de uma Consulta de Ginecologia / Rastreio e alargamento do Centro Especializado em Fisioterapia Oncológica a outras populações para além da mulher com cancro da mama.
Por fim, agradeço à autora o privilégio de ser uma das suas primeiras leitoras.
Muitos Parabéns!

FOTOS DO LANÇAMENTO DO LIVRO NO PALÁCIO DAS GALVEIAS DIA 9 NOVEMBRO 2013
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.588358414532871.1073741849.467589476609766&type=1

Clique em GOSTO na nossa página https://www.facebook.com/APAMCM

to comment