Sign the Petition to Prefeitura Municipal e Camara Municipal de Belo Horizonte e de demais cidades na região metropolitana

Progress

226 signed
+126 over goal

Nós, aqui relacionados, pleiteamos pela adoção de novo padrão para o desenho das calçadas que elimine o uso de mosaico em calçamento poliédrico de calcário e basalto, também conhecido como calçada portuguesa, em faixas de passagem de pedestres em toda a cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana. Esse calçamento é inadequado para a acessibilidade de pessoas com problemas de mobilidade reduzida. O desenho cria efeitos tridimensionais que confundem a percepção visual de imperfeições e buracos. A superfície é irregular e instável, ocasionando desconforto e acidentes. Assim, destinando-se tal pavimentação somente para áreas secundárias de instalações e serviços, cabe ao poder público garantir que a faixa de passagem de pedestres pela calçada seja construida com pavimentação em placas de concreto, granitina e cimentícios anti-derrapantes. Cientes de que a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte vem adotando o padrão de mosaico de modo equivocado, e considerando a urgente necessidade de reversão desse processo, vimos exaltar que a opinião pública prevaleça em questões relativas à segurança e funcionalidade dos espaços de uso público no município.

Signed,

Marcelo Pinto Guimarães

As calçadas de Belo Horizonte vem passando por um processo de revitalização. Contudo, o uso da calçada portuguesa como padrão técnico é impróprio. Caso não se reverta esse processo, as consequências serão graves considerando-se o longo tempo em que qualquer reparação seja implantada. Calçada portuguesa cria uma ilusão de um piso regular e com isso causa problemas para idosos, crianças, grávidas e demais pessoas com problemas de mobilidade.

10 comments

to comment