Brigade logo
Causes is now part of Brigade – the world's first network for voters.
Join Brigade to take action on issues and elections that matter to you.
Take me to Brigade

Progress

567 signed
9,433 more needed

Sign the Petition to

Ministério da Educação da República Federativa do Brasil

Caros senhores educadores e autoridades do Ministério da Educação do Brasil,
A sociedade brasileira lhes solicita a inclusão no currículo do ensino fundamental nas escolas públicas e privadas do Brasil noções de boas práticas sobre a exposição ao sol durante a infância. O governo Australiano (www.sunsmart.com.au) já incoporou estas medidas educativas e vem obtendo resultados positivos em relação ao combate ao CÂNCER DA PELE.
“A exposição solar inadequada na infância constitui o semear da doença da pele na vida adulta e na terceira idade, quer desde as alterações estéticas relacionadas ao envelhecimento precoce da pele, até aos seus efeitos mais graves e com risco de morte como os cânceres da pele.”
Há dois fatores básicos que determinam nível elevado de exposição solar na infância e sua relação com o câncer da pele: (I) ao contrário da maioria dos adultos em ambiente urbano, as crianças despendem grande parte do seu tempo diário em ambientes externos e, assim, invariavelmente se encontram expostas ao sol; (II) sabe-se que as queimaduras solares na infância constituem um fator fundamental na patogênese do melanoma maligno (MM).
Alguns autores estimam que 25 a 50% da exposição solar que uma pessoa recebe durante a sua vida é obtida antes dos 18-21 anos de idade.
Referências bibliográficas:
Vitols P, Oates RK. Teaching children about skin cancer prevention: why wait for adolescence? Australian and New Zealand Journal of Public Health 1997;21:602-5.
Stern RS, Weistein MC, Baker SG. Risk reduction for non-melanoma skin cancer with childhood sunscreen use. Arch Dermatol 1986;122:537-45.
Berneburg M, Surber C. Children and sun protection. Br J Dermatol 2009;161(Suppl 3):33-9.
Criado PR, de Melo JN, de Oliveira ZNP. Topical Photoprotection in childhood and adolescence. J Pediatr (Rio J) 2012;88(3):203-10. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/jped/v88n3/v88n03a04.pdf
Dadlani C, Orlow SJ.Planning for a brighter future: a review of sun protection and barriers to behavioral change in children and adolescents. Dermatol Online J. 2008 Sep 15;14(9):1. Disponível em http://dermatology.cdlib.org/149/commentaries/sunprotection/dadlani.html
Nyiri P. Sun protection in Singapore's schools. Singapore Med J. 2005 Sep;46(9):471-5. Disponível em
http://www.sma.org.sg/smj/4609/4609a5.pdf

Signed,

Paulo Criado

This petition closed about 3 years ago

How this will help

Juntando-se a esta CAUSA você estará contribuindo para que as crianças de hoje tenham uma vida adulta sem marcas físicas e emocionais do câncer de pele ou mesmo a vida ceifada pelo Melanoma.

55 comments

to comment