Progress

567 signed
9,433 more needed

Sign the Petition to

Ministério da Educação da República Federativa do Brasil

Caros senhores educadores e autoridades do Ministério da Educação do Brasil,
A sociedade brasileira lhes solicita a inclusão no currículo do ensino fundamental nas escolas públicas e privadas do Brasil noções de boas práticas sobre a exposição ao sol durante a infância. O governo Australiano (www.sunsmart.com.au) já incoporou estas medidas educativas e vem obtendo resultados positivos em relação ao combate ao CÂNCER DA PELE.
“A exposição solar inadequada na infância constitui o semear da doença da pele na vida adulta e na terceira idade, quer desde as alterações estéticas relacionadas ao envelhecimento precoce da pele, até aos seus efeitos mais graves e com risco de morte como os cânceres da pele.”
Há dois fatores básicos que determinam nível elevado de exposição solar na infância e sua relação com o câncer da pele: (I) ao contrário da maioria dos adultos em ambiente urbano, as crianças despendem grande parte do seu tempo diário em ambientes externos e, assim, invariavelmente se encontram expostas ao sol; (II) sabe-se que as queimaduras solares na infância constituem um fator fundamental na patogênese do melanoma maligno (MM).
Alguns autores estimam que 25 a 50% da exposição solar que uma pessoa recebe durante a sua vida é obtida antes dos 18-21 anos de idade.
Referências bibliográficas:
Vitols P, Oates RK. Teaching children about skin cancer prevention: why wait for adolescence? Australian and New Zealand Journal of Public Health 1997;21:602-5.
Stern RS, Weistein MC, Baker SG. Risk reduction for non-melanoma skin cancer with childhood sunscreen use. Arch Dermatol 1986;122:537-45.
Berneburg M, Surber C. Children and sun protection. Br J Dermatol 2009;161(Suppl 3):33-9.
Criado PR, de Melo JN, de Oliveira ZNP. Topical Photoprotection in childhood and adolescence. J Pediatr (Rio J) 2012;88(3):203-10. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/jped/v88n3/v88n03a04.pdf
Dadlani C, Orlow SJ.Planning for a brighter future: a review of sun protection and barriers to behavioral change in children and adolescents. Dermatol Online J. 2008 Sep 15;14(9):1. Disponível em http://dermatology.cdlib.org/149/commentaries/sunprotection/dadlani.html
Nyiri P. Sun protection in Singapore's schools. Singapore Med J. 2005 Sep;46(9):471-5. Disponível em
http://www.sma.org.sg/smj/4609/4609a5.pdf

Signed,

Paulo Criado

This petition closed almost 4 years ago

How this will help

Juntando-se a esta CAUSA você estará contribuindo para que as crianças de hoje tenham uma vida adulta sem marcas físicas e emocionais do câncer de pele ou mesmo a vida ceifada pelo Melanoma.

55 comments

to comment