Progress

2,488 signed
7,512 more needed

Sign the Petition to

Ao Consórcio formado pelas Cidades de ITU, SALTO, CABREÚVA e INDAIATUBA

Prezados Senhores Membros do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí,
Solicitamos com urgência a revisão do projeto de construção da Barragem do Ribeirão Piraí para que as Áreas de Preservação Permanente e as construções históricas que compõem a Fazenda do Pirahy sejam preservadas.
O Estudo de Viabilidade e o Projeto Básico mostravam que a sede da Fazenda do Pirahy e as construções do entorno não seriam afetadas pela área de alagamento do reservatório. Porém, como esses estudos haviam sido desenvolvidos com base em levantamento aerofotogramétrico e mapas oficiais do ICG na escala 1:10:000, atualmente o discurso do consórcio mudou, e já não se consegue definir exatamente se tais construções serão preservadas.
A Fazenda do Pirahy é um patrimônio da história da Região, com registros mais antigos de 1792, trazendo consigo toda a jornada do Barão de Itaim (Bento Dias de Almeida Prado) e o seu pioneirismo no cultivo do café e o desenvolvimento da Região. A sede até hoje preserva a arquitetura original, e guarda muitas histórias do passado - sendo uma referência histórica e turística, além de uma linda rota para os amantes dos esportes em duas rodas, como o mountain biking.
Solicitamos veementemente a revisão do projeto e busca de alternativas sustentáveis para que a barragem não destrua tal patrimônio.

Signed,

Gp Ravelli

This petition closed about 2 years ago

How this will help

Pela defesa do nosso patrimônio histórico, das áreas de preservação permanente (APPs) e trilhas da região de ITU. Pela implantação de projetos que realmente levem em consideração uma análise...

Pela defesa do nosso patrimônio histórico, das áreas de preservação permanente (APPs) e trilhas da região de ITU. Pela implantação de projetos que realmente levem em consideração uma análise profunda das questões geologicas e do impacto sócio-ambiental a partir de obras dessa natureza.

105 comments

to comment