Brigade logo
Causes is now part of Brigade – the world's first network for voters.
Join Brigade to take action on issues and elections that matter to you.
Take me to Brigade

Progress

2,488 signed
7,512 more needed

Sign the Petition to

Ao Consórcio formado pelas Cidades de ITU, SALTO, CABREÚVA e INDAIATUBA

Prezados Senhores Membros do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí,
Solicitamos com urgência a revisão do projeto de construção da Barragem do Ribeirão Piraí para que as Áreas de Preservação Permanente e as construções históricas que compõem a Fazenda do Pirahy sejam preservadas.
O Estudo de Viabilidade e o Projeto Básico mostravam que a sede da Fazenda do Pirahy e as construções do entorno não seriam afetadas pela área de alagamento do reservatório. Porém, como esses estudos haviam sido desenvolvidos com base em levantamento aerofotogramétrico e mapas oficiais do ICG na escala 1:10:000, atualmente o discurso do consórcio mudou, e já não se consegue definir exatamente se tais construções serão preservadas.
A Fazenda do Pirahy é um patrimônio da história da Região, com registros mais antigos de 1792, trazendo consigo toda a jornada do Barão de Itaim (Bento Dias de Almeida Prado) e o seu pioneirismo no cultivo do café e o desenvolvimento da Região. A sede até hoje preserva a arquitetura original, e guarda muitas histórias do passado - sendo uma referência histórica e turística, além de uma linda rota para os amantes dos esportes em duas rodas, como o mountain biking.
Solicitamos veementemente a revisão do projeto e busca de alternativas sustentáveis para que a barragem não destrua tal patrimônio.

Signed,

Gp Ravelli

This petition closed over 3 years ago

How this will help

Pela defesa do nosso patrimônio histórico, das áreas de preservação permanente (APPs) e trilhas da região de ITU. Pela implantação de projetos que realmente levem em consideração uma análise...

Pela defesa do nosso patrimônio histórico, das áreas de preservação permanente (APPs) e trilhas da região de ITU. Pela implantação de projetos que realmente levem em consideração uma análise profunda das questões geologicas e do impacto sócio-ambiental a partir de obras dessa natureza.

105 comments

to comment